domingo, 31 de dezembro de 2023

Day one

 Two hours and seven minutes. A new year of the same foolish system. Why are they so blind? So mediocre as to be so passively puppeted? Anyway... That's what living is. Rejoice for a moment in the misfortune that will come at dawn. The joy of a few hours, subtracted from several days and months of debt.



Not that it matters to me. In fact, I have long freed myself from these invisible chains with steel strength. They hurt me. Everything was painful. Every distraction, news, sweepstakes, giveaways, shows... How much hypocrisy.

But the greatest pain is when they manage to steal your childhood, dreams, hopes, innocence.

It has been like this since the industrial revolution and it has lasted. There are no laws, rights, or protections to avoid. In fact, everything is unreal, what remains is its emptiness.

The fault, know this, is not yours.

terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Christmas memories

 Em uma véspera de natal, seguia pela estrada em direção à casa de seus pais.Sabia que naquela noite eles estariam sozinhos. O patriarca alegava não fazer questão, então, praticamente todos não iam a sua casa.

No caminho o cuidado com a bagagem, levava um bolo de banana, fricassê de frango, arroz integral, farofa e uma garrafa de suco de uva. Sem muitas estripulias pois os pais eram diabéticos. Ao chegar, que alegria daquele pai em ver sua filha.  Estava sozinho.

- Cadê mainha painho?

-Tá no hospital. Não se sentiu bem e sua irmã a levou.

A ceia foi esquentada, o pai, que não gostava de nada rebuscado, disse não querer aquela comida.

-dê uma garfada pelo menos e se não gostar, eu guardo para quando mainha chegar. 

Ele a contragosto, experimenta.

-Rapaz.... que negocinho gostoso...

E  entre risos de alegria e um de alívio por parte da filha, ela senta no sofá com seu prato, de frente para seu pai que come contente, enche dois copos simples de vidro com o suco de uva, entrega a seu velho e diz:

-Feliz natal painho.

e a voz forte e suave do pai, cheia de gratidão lhe responde:

-Feliz natal minha filha.

E o tilintar dos copos ecoam no silêncio daquela inesperada e saborosa refeição.

Fonte: dreamstime.com


terça-feira, 19 de dezembro de 2023

memories

Me peguei agora aos prantos. Intenso, forte, cheio de soluços e de muita saudade.

Me vi criança, inocente, curiosa a brincar de abrir e fechar as gavetinhas da antiga máquina de costura de minha tia. Amava o barulho dela abrindo, de pegar naquele puxador redondo...

Pude até sentir o cheiro que exalava dessas gavetinhas cheias de linhas, agulhas, tesouras...

-Cuidado para não furar a mão nas agulhas!

Era a voz da minha tia. 

Sentada a costurar... ouço o barulho da máquina até parar. Ela com a tesoura a cortar a linha e eu a olhar querendo entender mas sem entender nada.

Bem que disseram... a maior saudade vem da infância.




segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Is Quakl your base?

 Quando me refiro ao termo base, falo de alicerce. Significa servir de apoio, fundamento ou princípio.

A família é exatamente isso. Só não dá para dizer se esse apoio ou fundamento é bom em todos os casos.  A questão não é se a família é perfeita ou não, mas se, ao olharmos para trás, para nossa construção como seres humanos, podemos nos ver melhores em valores, dignidade e amor apesar dos obstáculos enfrentados.

Então, me vejo emocionada e agradecida a cada um desses rostos nesta foto. A estes porque este mês de dezembro, todos eles fazem idade nova. A estes, por que estão aqui, vivos e bem. A estes porque com eles vivi as experiências necessárias para enfrentar ainda hoje a vida. Não se nasce sabendo e tudo o que sou, por que o que tenho não tem importância nem valor, eu devo a cada um destes rostos que, sorrindo, brincando, chorando, comendo, dormindo, me foram companhia por décadas e sempre, enquanto respirar, farão parte de mim, em meu físico e em meu caráter.

Há outras pessoas tão importantes para esta base, mas elas não estão mais aqui na terra, no entanto, permanecerão vivas em minha vivência, em minha saudade para sempre.

A vocês meus amados irmãos, amados filhos (sobrinhos), todo o amor que ainda puder demonstrar, agora mais em palavras devido a distância, mas nem mesmo esta evita as lágrimas emocionadas de quem tem mais amor para sentir do que tristezas.

Felicidades:

Sara,

André,

Jeyce, 

Mainha,

Suely



sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

A forte cultura da Coréia do Sul com o trabalho

Doramas pincelam sobre o assunto e o tema não tem passado despercebido aos telespectadores

Por: Sandra Miranda

As famosas séries coreanas dão ao espectador a rica oportunidade de conhecer a cultura, moda e o comportamento dos coreanos. Sempre há um ou mais destes temas em evidência nas séries.   Um dos traços culturais fortíssimos do país é a valorização excessiva pelo trabalho.

Imagem: Google

 Para quem não sabe, o horário de trabalho na Coréia do Sul é tão ultrajante que praticamente não se vive.  Em 2023, o Governo coreano começou a cogitar um projeto de reforma trabalhista que visa aumentar ainda mais a carga de trabalho por lá de 52 horas para 69 horas semanais. O plano, no entanto, vem obtendo resistência por parte de sindicatos e pela força jovem de trabalho do país, sob a alegação de não se ter qualquer descanso e nem tempo para a vida secular. 

Trabalho x tempo

Fonte: Público PT

Por trabalharem muito mais do que outros países, as dificuldades na Coréia estão extremamente aparentes. Não há tempo para namorar e tão pouco constituir família. A cobrança excessiva bem o como o excesso de atividade tem trazido para o país índices alarmantes como o suicídio e também a diminuição assustadora de pessoas nascendo.

No Brasil o melhor  trabalho seria não trabalhar e na Coréia?

Enquanto no país do futebol, se começa a trabalhar na segunda pensando na sexta-feira, na praia e no churrasco, a  visão com relação ao trabalho na Coréia do Sul é muito diferente. Culturalmente por lá o trabalho vem em primeiro lugar e é o símbolo máximo de sucesso. Amantes da hierarquia, os coreanos se comprometem totalmente com o trabalho e por isso não cogitam casar e constituir família se não houver um bom emprego. Fracassar nessa questão tem como resultado ser derrotado e inferiorizado, o que por conseqüência trás depressão e sofrimento já que há uma cobrança cultural extremamente forte nesse aspecto.

A dica para vislumbrar um pouco mais sobre este assunto é assistir Fadas da Limpeza, disponível na plataforma Netflix.  

Elenco de Fadas da Limpeza


domingo, 3 de dezembro de 2023

Care work

 Cada  ser humano é condicionado a determinada forma de vida. As mulheres, especialmente, a responsabilidade sobre os cuidados com os "de casa". Os preparos materiais são a ponta desse gigantesco iceberg. Os maiores prejuízos desses cuidados são as preocupações, o desprezo, a ingratidão, a comparação, cobrança... a lista é infinda e a cratera só aumenta por que é difícil compreender como se recebe atitudes más em troca do bem que foi feito. É. Pode não ter sido obrigação e não foi. Foi amor. Mais amar também envolve esquecimento e ingratidão. Não deveria... mas é assim. 


As doenças psiquiátricas que envolvem os pesos dessas cargas são muitas em diversas mulheres. Talvez, nada disso mude em sua vida. Mas se você deseja diferença é importante não esperar. Faça por que se quer fazer e se te faz feliz ver todos felizes... então, siga fazendo. E se o retorno não for o que espera... se imponha e passe a dedicar seu tempo e esforço em você ou em outros que saibam retribuir. Lembre: Só nos machucam se deixarmos e todo o início vem da gente, de alguma maneira, com alguma atitude permissiva, que às vezes nem  prestamos a devida atenção. Esteja mais atenta a sua vida. Se boca do fogão não te faz feliz, busque o que realmente te completa. O tempo passa muito rápido. Se ainda o tem, não o desperdice.

 Sandra Miranda

What happened?

 Somos tudo o que outros querem que sejamos. Fios invisíveis que  conduzem nossas vidas a um objetivo bem definido: esgotá-la para beneficia...