Visões de mundo, sensações, libertação. Diálogos sobre o invisível, o imperceptível embora existente.
segunda-feira, 29 de janeiro de 2024
sábado, 27 de janeiro de 2024
watch the new skill
Cada fase da vida dispõe de novidades orgânicas e inorgânicas. É preciso conviver com o sono escasso, o desinteresse em comer, o cansaço da vida monótona, da modernidade aborrecível.
A aceitação do quanto se fora estúpido, inocente, talvez até idiota nas fases anteriores. Conformar-se de que não haverá mudança. Resignar-se as inúmeras perdas, porém, consciente de que nem tudo foram perda e sim passagens, eventos, livramentos, aprendizado, erros, resultados.
Rasgar, queimar, excluir, apagar excrementos do passado, do presente e até os que se guarda acreditando ser útil no futuro. Compreender que amor, nada mais é do que aquilo que produzimos a fim de nos proporcionar alguma alegria, raramente freqüente. Das diversas novidades que a pré-velhice pode oferecer, faça opção pela nova habilidade. Sempre surge nesta fase o finalmente, aquilo em que você realmente não é só bom, é perfeito! Incrível! Não menospreze! Desenvolva. Isto pode ser seu único fio de conexão consigo mesmo. Muitos se perdem em suas inúmeras fases.
sexta-feira, 26 de janeiro de 2024
maneuver mass
Em meio às massas desfavorecidas de educação parental e social, conversar é algo praticamente impossível. Especificamente entre as mulheres, o “papo”, se fundamenta na curiosidade, ou seja, se aquela cidadã curiosa necessita saber de informações sobre o objeto observado, bastará um bom dia desta pessoa para que ela analise-a da ponta do dedo ao fio de cabelo e então inicia-se os disparos de perguntas feitas sem qualquer pudor, todas, sem exceção, constrangedoras, impertinentes, abusivas e bem absurdas.
_ Teu marido trabalha aonde?
_Não tem filhos não é? Por quê?
_ E você trabalha?
_ Ele não tem filhos fora? E você? Não tem filhos de outro?
Fica transparente ao citar algumas das perguntas que ouvi o nível de interlocução dessas pessoas. Gostaria muito de ser neste momento inoportuna e deselegante e mandá-las às fezes, ou, que um mangalho a invadisse no reto, porém, respirei fundo e tentei, a duras penas, a difícil missão de responder o mais simplista que pude.
Miseráveis almas desprovidas de cultura, rudimentar ao extremo. Vazias como os baldes de seus lixos. Sua insignificância me dá uma piedade profunda. Incapazes de enxergar o básico do ser social permanecem em suas celas escuras, na ignorância. Nome mais apropriado não há para estes do que o batizado pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, massa de manobra.
terça-feira, 23 de janeiro de 2024
Changes
O grau de importância das pessoas mudou drasticamente e em pouco tempo. Comigo também não foi diferente. No meu caso especificamente, não atribuo minhas mudanças ao clima, vírus, situação econômica do país e nem nada do tipo. Simplesmente o tempo é um grande professor e certas circunstâncias, especialmente as mais sofridas, também.
A verdadeira metamorfose só ocorre de dentro para fora. De fato, não é o que entra que contamina e sim o que sai como bem disse Jesus. Tudo o que dói, magoa, te destrói tem mais relação com você do que com quem supostamente te causou um mal a seus olhos.
A melhor defesa a meu ver não é o ataque e sim o elemento surpresa. Não externar aos outros o que lhe magoa, ofende e machuca é o caminho mais sábio para se viver entre seres humanos, mesmo os de maior intimidade, pois, nunca se sabe de onde virá o coice não é mesmo? No mais, vez ou outra, em caso de dúvidas, apenas jogue o jogo da corda; quanto mais pedirem, dê. Antes do fim, você verá quem se enforcou.
quarta-feira, 17 de janeiro de 2024
Restart
Recomeçar parece ser doloroso e de fato é! É ainda mais penoso quando colocamos nosso ser e tempo naquilo que pode sumir em um segundo. E quando realmente isso acontece, a sensação de invalidez da própria vida se esvai junto a tudo aquilo que empregamos tempo, sangue e suor para obter. Pensar que será necessário investir novamente em toda essa sistemática penosa é extremamente desapontante.
Ocorre que hoje, exatamente hoje, sinto-me radiante junto à ideia de um “certo”, recomeço. Há muitos novos caminhos que deveríamos considerar. Se isso fosse a cada um de nós tão recorrente quanto o é comer, ahh meus queridos leitores! A vida seria tão mais fácil e leve...
O difícil é porque somos sabotados por nós mesmos. Não acreditamos ser possível, existe um “contra”, contrário a tudo o que te possa fazer crescer, progredir, ser feliz, como se isso tudo não fosse para você.
Eis quem te sabota: VOCÊ!
Se pergunte: por que sou assim? O que posso fazer para mudar estes pensamentos? Não viva a ter pena de si. O que ganhará com isso? Migalhas de ajuda? Até quando?
Sim! É penoso, mais é necessário! Refaça seus pensamentos! Mude sua configuração. Quebre como um vidro o orgulho que tem impuseram sentir e vá a outra direção. Ache seus dons e talentos e divida-os com quem necessita deles. Não te garanto que vez ou outra não terá perdas, mais tenho certeza que estas trarão a você um sentido mais amplo, onde irá enfrentá-las com mais sabedoria e sem dificuldades se necessário de levantar acampamento.
s.m
segunda-feira, 15 de janeiro de 2024
What do you really consider important?
Sinceramente, não faço ideia do que você considera de fato importante. Normalmente priorizamos muitas coisas e pessoas e as rotulamos de “importante”. Em nosso cenário social, o que realmente não pode ser importante é você. Quando alguém olha para si mesmo é tachado de egoísta, egocêntrico, individualista, vaidoso, pretensioso...
Se há um interesse tão intenso de alguns em te fazer se sentir assim é porque para estes importa que sejas fraco, covarde e incapaz. Eu te diria o contrário do que o mundo grita: Aprenda, estude, se interesse exclusivamente em se fazer feliz. A solidão que sentes pode estar pautada na ausência de si mesmo, na incapacidade de se fazer feliz.
Se conheça, priorize cada coisa de que goste. Se você ama as rosas, porque precisa esperar que alguém lhe dê flores? Se mime, vá em busca de si. Complete os espaços vazios de quem se foi para não mais voltar. E nada de dizer que é impossível. Você ainda está aqui. Você deve importar a você e isso deve ser para você o suficiente. O que viver após isso, considere bônus, mas nunca esqueça: o protagonista de sua vida deve ser unicamente você.
sexta-feira, 12 de janeiro de 2024
The best school, life.
A vida de fato é uma escola. Cada etapa trás lições preciosas para quem sabe consultar o passado. No meio do caminho é preciso constatar o próprio índice de avaliação.
Olhos de águia. O que você tem por dentro? Que ser humano se tornou? És livre ou escravo de si mesmo? Aprender a libertar-se de suas próprias prisões é o caminho da verdadeira liberdade. Não pode haver amor, saudade, necessidade que te enclausure. Identifique-a e elimine-a de dentro de você. Refaça suas necessidades, reavalie suas saudades e com profunda análise, decida quem deve participar da sua vida. Seja muito cauteloso neste último quesito.
A vida é uma sucessão cansativa de mesmices. É muito importante que se lembre: Ouvirá as mesmas frases, estórias e histórias, lágrimas e risos. Só mudará os rostos, o sexo e a faixa etária, o grau de parentesco... Cuide muito e muito de suas emoções. Uma vez expostas, você estará vulnerável aos abutres. Cada vôo sobre você te machucará tanto que você desejará ter guardado este conselho. Quanto aos abutres, eles estão em volta de você todo o tempo, talvez os crie sem saber, conviva com você. Não vire presa deles. Não os alimente. Acredite! Isso não acabará bem.
Aprenda com a vida. Solte sua mente. Não planeje muito, não se apegue a quase nada que não te seja recíproco, não pense muito sobre o que em nada te faz bem, não fale sobre o que pensa, mais pense bem em tudo o que vê, ouve, percebe E PRINCIPALMENTE; O QUE VAI FALAR. Pense para extrair o que te possa valer. Escolha sobre o que pensar sem acumular lixo nenhum. Sua mente não é lixeira. Não seja prisioneiro de seus valores. Estes devem te auxiliar, ajudar, tornar a vida mais fácil. Os abutres anotam todos estes para usá-los contra você.
Silêncio! Saia de cena. Não procure por quem não sente sua falta. Sinta falta de si, procure-se! Cuide-se! Ame-se! Realize seus sonhos! Não lute uma guerra perdida. Não se obrigue a fazer por outros, o que eles mesmos não querem fazer em seu próprio benefício. Pare de carregar a cruz que jamais foi sua! Seu senso de dever ainda vai te matar. Não se culpe sem culpa, isso é uma grande burrice. Se arrependa, porém, não se entristeça por isso. Recomece, faça o melhor a cada dia. O dia seguinte te mostrará por quem, a cada manhã em que você se contemplar em algum espelho. Serão as suas atitudes que te revelarão se seu dia foi leve ou pesado e te apontará sem erro, quem você se tornou. OLHE-SE! A decisão de gostar do que vê será sua e somente sua.
segunda-feira, 1 de janeiro de 2024
JANUARY ONE, 2023
Pela manhã, resolvi me deliciar com uma xícara de chá quente. Há tanto para absorver em um xícara de chá... o corpo responde com alegria a esta bebida. A mente se esvazia e uma sensação de paz interior floresce acompanhada do silêncio na sala. Mexo a mistura em minha xícara nostálgica Termo Rey sem pressa. Que paz... Havia esquecido como é prazeroso estar com a mente vazia.
Há o que fazer, mais não há pressa. A rotina não some porque um novo ano começa. No entanto, a maturidade vem cheia de presentes, os quais se você os perceber... vai saber aproveitá-los.
Em outro momento, fui passear com Meg como de costume. Encontrei um senhor e minha cadela se encantou com ele mesmo a distância. Ele estava triste. Contava-me que é casado há 40 anos, mas que, há cinco anos sua esposa não fala com ele. Os dois vivem na mesma casa. Não explicou as razões para tal situação. Disse apenas que sentia vontade de ir embora e de que isso não era vida.
Até as últimas horas do ano que passou, vivia a reclamar, especialmente das pessoas. Porém, ao ver aquele homem se afastar sozinho com seus lamentos e talvez remorsos, senti uma piedade profunda dele que meus olhos se encheram de lágrimas.
A maior das verdades se resume a isto: ninguém é capaz de saber onde está o calo que aperta o outro. Mais ele está lá. Não a toa, as pessoas estão mais frias, vazias, tristes, medrosas, acanhadas, deprimidas e violentas.
Olhei para dentro de mim e continuo sem mudar de plano.
Continuarei a dar o que tenho em grande quantidade.
Espalharei desse amor que não esvazia em meu estoque.
Decisions
Depois de uns anos (que, aliás, passam rápido demais), você logo se pegará reclamando. Da política, das pessoas, das crianças, dos jovens, da música, dos preços, do trânsito, da vida...
É assim com todo mundo antes de você.
Isso é demasiadamente repetitivo e cansativo.
Se pergunte: o que você faz para que você seja diferente?
Reclamar?
![]() |
What happened?
Somos tudo o que outros querem que sejamos. Fios invisíveis que conduzem nossas vidas a um objetivo bem definido: esgotá-la para beneficia...
-
Eu até quis chorar hoje. Mas, estranhamente, as lágrimas não vieram, nem mesmo os sentimentos precursores. Olhei para dentro de mim e me v...
-
Essa conversa tosca advinda de alguns de que ninguém reconhece o valor deles é uma barca furada. A verdade é que É VOCÊ quem não faz ideia ...








